Blog

Livro infantil brasileiro do século 19 é publicado após mais de cem anos

A semana é de festa na literatura brasileira para crianças. Na última terça-feira (18), foi comemorado por aqui o Dia Nacional do Livro Infantil –a data é uma homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, que nasceu há 135 anos. Embora o autor seja considerado o pai da literatura para esse público e as histórias do Sítio do Picapau Amarelo tenham marcado gerações, os livros de Lobato não foram as primeiras publicações para crianças a…

Livros e crianças pequenas: três recados da ciência para os pais

Pare e pense por um minuto: nas últimas semanas, quantas vezes você leu uma história para seu filho pequeno e quantas vezes você optou por colocar um vídeo em DVD ou na internet para eles? Se a segunda opção tem sido mais frequente por aí, a ciência tem bons motivos para você considerar uma mudança de hábito. Há pelo menos duas décadas, borbulham evidências de que a leitura é um poderoso estimulante do desenvolvimento infantil,…

A importância do pai no desenvolvimento dos filhos

A autoridade do pai deve ser utilizada para dar orientações seguras e gerar confiança e independência. Para um desenvolvimento emocional positivo e seguro dos filhos, que os auxilie a lidar bem com as diversas situações da vida, é importante crescer em um lar no qual pai e mãe estejam presentes e ofereçam apoio incondicional, conforto e proteção. Nesse contexto, o papel da mãe já costuma ser percebido e valorizado pela sociedade, mesmo porque a mulher…

Quanto mais você lê, mais você vive, sugere pesquisa

A edição brasileira do clássico A Montanha Mágica, do alemão Thomas Mann, tem 1045 páginas. Se deu dor nas costas só de pensar em levar o catatau por aí no ônibus, saiba que, no final, o peso do conhecimento compensa. Ler te dá, em média, dois anos de vida a mais que quem passa reto pelas prateleiras, é o que revela um estudo feito por Avni Bavishi, Martin D. Slade e Becca R. Levy, do…

Palestra: A arte de contar histórias em hospitais

Um atendimento humanizado é fundamental durante o processo de recuperação de pacientes em hospitais. Algumas ações alinhadas a esse conceito são capazes de amenizar, mesmo que por alguns instantes, as dificuldades enfrentadas neste período. É o caso das atividades desenvolvidas por contadores de histórias. O tema será abordado na palestra gratuita que o Senac São Bernardo do Campo promoverá, em 2 de setembro, com Carlos Sereno, integrante da Associação Viva e Deixe Viver, que há…