Blog

5 ideias sobre como conversar com seu filho pequeno para 'construir' seu cérebro

Como o acesso à linguagem afeta o desenvolvimento e o aprendizado de bebês e crianças pequenas? A cirurgiã pediátrica americana Dana Suskind passou a investigar a fundo essa questão ao operar bebês com problemas auditivos. Ela percebeu que, entre os bebês que recebiam implantes cocleares (implantes para casos de surdez profunda), os que melhor desenvolviam a habilidade de se comunicar eram os que moravam em lares onde havia mais diálogo, mais interação e mais variedade…

Educar para o riso

Saber sorrir e ter senso de humor é fundamental para aumentar a alegria de viver de nossos filhos. Neurologicamente falando, estudos do Jornal de Neurociência e de Psicologia da Universidade de North Carolina mostraram que a risada é uma grande liberadora de endorfina no cérebro através dos receptores opioides para os neurotransmissores. A risada tem um benéfico efeito de levar a uma saudável euforia, e por isso é tão socialmente contagiosa. Confira o texto completo…

Crianças teimosas se tornam adultos mais ricos

Há certas crianças que comprovam na prática a validade do ditado “água mole em pedra dura”. De tanto espernearem e desobedecerem, uma hora acabam conseguindo tudo o que querem. Desde chorar na fila do supermercado até só querer comer sobremesa, quem é pai sabe como a fase pode ser difícil. Ainda que esse tipo de comportamento seja nocivo aos pequenos, pesquisadores encontraram um ponto que favorece o ato de fazer birra: ter toda essa revolta…

Ajude seu filho adolescente a amadurecer

A imaturidade faz parte da adolescência. Ela caracteriza-se por sentimentos novos e desconhecidos e ideias para um modo de vida diferente. “A sociedade precisa ser chacoalhada pelas aspirações de seus membros não-responsáveis” (Winnicott). A citação do psicanalista inglês Winnicott motiva-nos a ver de maneira positiva a fase da adolescência e de apoiar os filhos para que se desenvolvam em plenitude. Confira o texto completo aqui

A liberdade está em nossas mãos

À medida que ajudamos nossos filhos a desenvolverem suas faculdades superiores da inteligência e vontade, mais livres vão se tornando. Educar para a felicidade significa também educar para a liberdade. Liberdade essa que não deve ser confundida com libertinagem ou simples opção de escolha. Estamos falando da liberdade como sendo a capacidade maravilhosa de os filhos de se conduzirem por si mesmos à própria perfeição e plenitude. À medida que ajudamos nossos filhos a desenvolverem…

Livro infantil brasileiro do século 19 é publicado após mais de cem anos

A semana é de festa na literatura brasileira para crianças. Na última terça-feira (18), foi comemorado por aqui o Dia Nacional do Livro Infantil –a data é uma homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, que nasceu há 135 anos. Embora o autor seja considerado o pai da literatura para esse público e as histórias do Sítio do Picapau Amarelo tenham marcado gerações, os livros de Lobato não foram as primeiras publicações para crianças a…