CURSO VIVA E DEIXE VIVER DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 2019 - PORTO ALEGRE

PARA SER VOLUNTÁRIO É PRECISO:
- Conhecer e concordar com a missão, causa princípios e visão da Associação Viva e Deixe Viver. Apresentadas no primeiro encontro.
- Ter idade superior a 18 anos, gostar de ler, ter disponibilidade para estudar livros infantis e interesse em ser Contador de Histórias.
- Ter disponibilidade para atuar uma vez por semana durante 2 horas no hospital. Participar de oficinas de capacitação, que ocorrem na Kinder -
Endereço: Kinder - Endereço: R. Marcone, 421 - Partenon, Porto Alegre

- Pesquisar e manter-se atualizado sobre literatura infantil.
- No Curso de Contação de História as disciplinas são ministradas por palestras, vivências, e treinamento nos hospitais, que visam avaliar alguns requisitos essenciais para atuar no ambiente hospitalar e a disposição do candidato em realizar trabalho voluntário com compromisso e responsabilidade.
Preencher o questionário da Viva e fornecer uma foto 3x4, que será entregue no primeiro dia de formação.

Falta por qualquer motivo sem justificativa em qualquer uma das etapas, exclui automaticamente o candidato do processo de seleção. Para isso fique atento a todas as datas

16 de Março - das 8h:30min ás 12h:00min
Princípios e Diretrizes da Associação Viva e Deixe Viver e Fundamentos Filosóficos do Voluntariado Contemporâneo. Apresentação da Associação Viva e Deixe Viver e do processo de treinamento.

27 de Abril - das 8h:30min ás 12h:00min
Voluntário: Motivando vidas, reconstruindo sonhos – Edimilson Klein

25 de Maio - das 8h:30min ás 12h:00min
O valor e o papel do Voluntariado – Gabriel Perissé 10h:30min ás 12h:00min
Ambientação Hospitalar e O Mundo da Saúde – Equipe do Hospital Santo Antônio.
Abordar a realidade hospitalar, os cuidados necessários com a higiene, como a lavagem das mãos, alimentação, aparência, o respeito pela equipe multidisciplinar, acompanhantes e pelas normas do hospital, através de literatura apropriada visando a cultura e educação. Conhecer práticas e valores da Associação.

29 de Junho das 8h:30min ás 12h:00min
Administração do Tempo no Era uma Vez- Carla Plentz
Propõe aos participantes uma visão sobre as diferentes atividades do seu dia-a-dia, proporcionando uma reflexão sobre a inserção da ação voluntária na magia do “Era uma vez, do Brincar e como elas transformam as vidas de pais e crianças”. 10h:30min ás 12h:00min - Disciplina: Processo de Morrer /Lidar com as Perdas - Danusa Cunha Fala sobre o paciente paliativo e sua família, o conforto físico, social e espiritual, além do processo de luto.

13 de Julho das 8h:30min ás 12h:00min
A descoberta do brincar e a Arte de Contar Histórias – Naraiana Freitas

24 de Agosto das 9h:00 ás 12h:00
8h:30min ás 10h:00min - O olhar da Psicologia para a vivência no Hospital – Psicóloga Valéria Fagundes
10h:30min ás 12h:00min - Formação de leitores e o Valor do Registro no Diário do contador – Idione Rosa

15 de Setembro á 10 de Novembro
(Obrigatória)- Disciplina: Treinamento no Hospital
Conhecer o ambiente hospitalar, as regras do hospital e iniciar a contação de histórias e incentivar a leitura para as crianças e adolescentes a partir do monitoramento de um voluntário mais experiente. Conhecer o ambiente hospitalar, as regras do hospital e iniciar a Contação. Neste período o voluntário deverá escolher DOIS dias com duas a três horas disponíveis em cada dia.

Taxa de inscrição
O interessado em participar desta formação deverá contribuir com o pagamento de uma taxa no valor de R$ 350,00 a visita ou 400,00 (quatrocentos reais) em 4x que se destinam à manutenção dos espaços, custos administrativos, recebimento de uma camiseta Viva (para ações extras hospitalares) e o direito do uso do avental dentro dos hospitais.

Pagamento da taxa de inscrição em 4x em deposito, doc ou transferência para Banco Caixa Econômica Federal - Conta: Conta:00037494-1 - Agencia: 0913 - Operação: 013 poupança.Idione da Rosa da Silva – Coordenadora Geral do RS Enviar comprovante de deposito para Whats 051 991045670 Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do Curso de Contação de História.

Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do Curso de Contação de História.

Vagas limitadas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS