CURSO VIVA E DEIXE VIVER DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 2019 - SALVADOR

PARA SER VOLUNTÁRIO É PRECISO:
- Conhecer e concordar com a missão, causa princípios e visão da Associação Viva e Deixe Viver. Apresentadas no primeiro encontro.
- Ter idade superior a 18 anos, gostar de ler, ter disponibilidade para estudar livros infantis e interesse em ser Contador de Histórias.
- Ter disponibilidade para atuar uma vez por semana durante 2 horas no hospital. Participar de oficinas de capacitação.
- Pesquisar e manter-se atualizado sobre literatura infantil.
- Assinar Termo de Responsabilidade que dará o direito ao uso do Avental (obrigatório nos hospitais) e camiseta, que serão adquiridos antes dos treinamentos nas unidades hospitalares. Valor que será repassado durante o curso.
- No Curso de Contação de História as disciplinas são ministradas por palestras, vivências, e treinamento nos hospitais, que visam avaliar alguns requisitos essenciais para atuar no ambiente hospitalar e a disposição do candidato em realizar trabalho voluntário com compromisso e responsabilidade.
As aulas serão ministradas em salas dos hospitais parceiros.
Preencher o questionário da Viva e fornecer uma foto 3x4, que será entregue no primeiro dia de formação.

Falta por qualquer motivo sem justificativa em qualquer uma das etapas, exclui automaticamente o candidato do processo de seleção. Para isso fique atento a todas as datas

16 de Março - das 8h ás 12h – Aula Inaugural – Local UNIFACS - SALA AUDITORIO 409, Torre Norte Paralela
Apresentação da Associação Viva e Deixe Viver, seus Princípios e Diretrizes, os Fundamentos Filosóficos do Voluntariado Contemporâneo e o processo de treinamento.

27 de Abril - das 9h ás 12h
Contador de histórias: motivando vidas, reconstruindo sonhos

18 de Maio - das 9h ás 12h
Administração do Tempo no Era uma Vez - uma visão sobre as diferentes atividades do seu dia-a-dia, proporcionando uma reflexão sobre a inserção da ação voluntária na magia do “Era uma vez, do Brincar e como elas transformam as vidas de pais e crianças”.

29 de Junho - das 8h ás 12h
A descoberta do brincar e a Arte de Contar Histórias – Formação de leitores e o Valor do Registro no Diário do Contador.

13 de Julho - das 9h ás 12h
Ambientação Hospitalar e O Mundo da Saúde – Abordar a realidade hospitalar, os cuidados necessários com a higiene, como a lavagem das mãos, alimentação, aparência, o respeito pela equipe multidisciplinar, acompanhantes e pelas normas dos hospitais, através de literatura apropriada visando a cultura e educação.

24 de Agosto - das 9h ás 12h
Processo de Morrer /Lidar com as Perdas – uma abordagem sobre o paciente, sobre cuidados paliativos e sua família, o conforto físico, social e espiritual, além do processo de luto.

15 de Setembro á 10 de Novembro - (Obrigatória)- Disciplina: Treinamento no Hospital
Conhecer o ambiente hospitalar, as regras do hospital, iniciar a contação de histórias e incentivar a leitura para as crianças e adolescentes a partir do monitoramento de um voluntário mais experiente. Nesse período o voluntário deverá escolher DOIS dias com duas a três horas disponíveis em cada dia.

Taxa de inscrição
O interessado em participar desta formação deverá contribuir com o pagamento de uma taxa no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) em 2x que se destinam à manutenção dos espaços, custos administrativos.
Pagamento da taxa de inscrição pode ser em deposito, doc ou transferência para Banco Bradesco – Conta Poupança:1003332-2 - Agencia: 0235 – em nome de EDVALDO ALCANTARA – Coordenador Financeiro da VIVA BAHIA. Enviar comprovante de deposito para Whats 071 988231072. Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do Curso de Contação de História.
Lembrando que o Avental e a camiseta custam (110,00 + 40,00) e só serão entregues aos que fizerem a opção pelo voluntariado, depois da assinatura do Termo de Responsabilidade.

Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do Curso de Contação de História.

Vagas limitadas.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI