CURSO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NO AMBITO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO 2017 - UBATUBA


PARA SER VOLUNTÁRIO É PRECISO:
• Conhecer e concordar com a missão, causa, princípios e visão da Associação Viva e Deixe Viver. www.vivaedeixeviver.org.br/home/apresentacao
• Ter idade superior a 18 anos, gostar de ler, ter disponibilidade para estudar livros infantis e interesse em ser Contador de Histórias.
• Ter disponibilidade para atuar uma vez por semana durante 2 horas em hospitais, UBS, CREAD e CAPS e participar de oficinas de capacitação, que são disponibilizadas ao longo do ano.
• Pesquisar e manter-se atualizado sobre literatura infantil.
• No Curso de Contação de História as disciplinas são ministradas por palestras, vivências, sarau e treinamento nos hospitais, UBS, CREAD e CAPS que visam avaliar alguns requisitos essenciais para atuar no ambiente hospitalar e a disposição do candidato em realizar trabalho voluntário com compromisso e responsabilidade.

Preencher o questionário da Viva e fornecer uma foto 3x4, que será entregue no primeiro dia de formação.
Falta por qualquer motivo sem justificativa em qualquer uma das etapas, exclui automaticamente o candidato do curso de contador de histórias. Para isso, fique atento a todas as datas:

1º Encontro - 14/set – 18h às 22h- Disciplina: Princípios e diretrizes da associação Viva e Deixe Viver e fundamentos filosóficos do voluntariado contemporâneo. Planejamento pessoal e administração do tempo no “Era uma vez”.
Apresentação da Associação Viva e Deixe Viver e do processo de formação. Educar para a solidariedade. Reflexão sobre a inserção da ação voluntária na magia do “Era uma vez”. A arte de contar histórias e do brincar, e sua transformação na vida dos pais, dos cuidadores e das crianças.
Palestrante:Violeta Dib Cimino
Local:Universidade de Taubaté - UNITAU

2º Encontro – 28/set – 18h às 22h- Disciplina: A ética do contador de historias, o direito de uso do avental da Viva e a ambientação hospitalar. O mundo da saúde.
A arte de contar histórias motivando vidas e a empatia no acolhimento. NR32 do voluntário: abordar a realidade hospitalar, os cuidados necessários com a higiene como a lavagem das mãos, a alimentação e o respeito pela equipe multidisciplinar, pelos acompanhantes e pelas normas do hospital.
Palestrante:Violeta Dib Cimino
Aula especial:- MicroTodos – Microbiologia a serviço da cidadania
Palestrante:Maria Ligia Coutinho
Local:Universidade de Taubaté - UNITAU

3º Encontro – 11/out – 18h às 22h- Disciplina: A formação de leitores, o valor do registro no diário do contador e as histórias de quem conta histórias.
As principais técnicas de contação de histórias, os recursos e os benefícios da leitura baseada no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade de interpretação.
Palestrantes:Violeta Dib Cimino e Leila Garcia
Local:Universidade de Taubaté - UNITAU

4º Encontro – 25/out – 18h às 22h- Disciplina: Processo de Morrer /Lidar com as Perdas (Vivência Terapêutica).
Fala sobre o paciente paliativo e sua família, o conforto físico, social e espiritual, além do processo de luto.
Sistema de avaliação do voluntário para atuar na ambiência hospitalar através da dinâmica que propõe a reflexão sobre questões emocionais que surgem durante a atuação junto às crianças e aos adolescentes nos hospitais.
Palestrantes:Violeta Dib Cimino
Aula especial:Entendendo a Política Pública – Humaniza SUS
Palestrante:Grazielle Bertolline
Local:Universidade de Taubaté – UNITAU

Capacitação na Santa Casa de Ubatuba + UBS + CREAD + CAPS - Novembro – 4 ações na ambiência hospitalar (2 horas semanais)
Exercício do Diário Eletrônico
Conhecer o ambiente hospitalar, as regras do hospital e o início da contação de histórias para crianças e adolescentes a partir do monitoramento de um voluntário mais experiente.
Locais:Santa Casa de Ubatuba + UBS + CREAD + CAPS

5º Encontro – Formatura - 9/dez“Celebrando a Arte de Ler, Brincar e Contar Histórias” - Sarau Literário: Histórias de quem conta histórias e A Descoberta do Brincar como ferramenta lúdica na Saúde Mental”
Dialogar sobre as experiências vividas e enfrentamentos durante o treinamento monitorado nos hospitais. Impactar os novos voluntários transcorrendo todo o processo preparatório.
Local:Universidade de Taubaté – UNITAU

Endereço UNITAU:Av. Castro Alves, 392 - Itaguá, Ubatuba
Taxa de Adesão: R$ 135,00– Referentes aos custos administrativos do Curso de Formação
Para maiores informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ATENÇÃO:Em caso de desistência ou falta que o exclui do processo, a taxa NÃO será reembolsada.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI