Leitura do Ventre à 1ª Infância

O que é?

Hoje, 62% das crianças atendidas pela Viva são da Primeira Infância (0 aos 6 anos) e estudos demonstram que as primeiras experiências da vida de uma criança são incorporadas por ela, permanecendo por toda a vida, afetando a aprendizagem, o comportamento e a saúde.

Objetivo:

O curso visa consolidar a importância da leitura para crianças desde o período de gestação, levando-se em conta a observação de cada fase e contexto vivido, considerando para tanto, os métodos desenvolvidos por especialistas e as resultantes de pesquisas, haja vista a sua notória influência para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional da criança.

Público-alvo:pais, gestantes, estudantes, voluntários, cuidadores e profissionais da saúde e educação.

Cronograma de aulas:

1º Módulo
Os Bebês: da barriga ao mundo
A importância da leitura para crianças se mostra fundamental no processo de desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional, desde o ventre até a primeira infância. Estímulos iniciados antes mesmo do nascimento apresentam resultados após o nascimento. Os efeitos do conversar, do cantar e contar histórias durante a gestação. Atitudes que constroem aconchego, segurança e afetos à criança, proporcionando a formação de uma estrutura sólida.

2º Módulo
O poder da comunicação: intra e interpessoal do cuidador para com o futuro leitor
A importância da leitura para crianças se mostra fundamental em face da janela de oportunidades, aberta desde o tempo do ventre até por volta dos sete anos de idade. O aprendizado encontra na comunicação acolhedora e equilibrada, uma plataforma de consolidação da estrutura psíquico-emocional, resultando inclusive no potencial de formação de futuros leitores.

3º Módulo
Nossos pensadores: o cuidar através de metodologias direcionadas para a educação infantil
A importância dos métodos para a educação de crianças, partindo da necessidade a ser suprida conforme a fase de desenvolvimento infantil que esteja em curso, ressaltando os aspectos dos diversos aprendizados. Nesse módulo, apresenta-se as razões das escolhas atinentes aos processos cognitivo, intelectual, emocional. Para tanto, enfim, a conscientização e formação de pais leitores, de estudantes, de profissionais da saúde e cuidadores.

4º Módulo
Maternagem: responsabilidade dos pais/família como espelho de futuro
A importância da maternagem no processo de desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe segurança e tranquilidade, vindo, assim, a desenvolver a estrutura e o fortalecimento de aspectos emocionais, tanto quanto possa absorver a contento todos os aspectos de aprendizado que a esperam. Compreensão da absorção do conhecimento nas fases dos primeiros sete anos. Por isso, a responsabilidade dos pais como reflexos do conteúdo em transferência, sobretudo pelo prisma do afeto.

5º Módulo
Os benefícios psicológicos e lúdicos da contação de histórias na primeira infância
Consolidar a importância da leitura para crianças na primeira infância, como instrumento que alcança diversos aspectos do desenvolvimento e do aprendizado. Compreender os efeitos da contação de histórias no processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e intelectual da criança

6º Módulo
O incrível mundo dos bebês e das crianças – o brincar no desenvolvimento dos bebês e das crianças
Consolidar a importância do brincar com crianças, demonstrando seus processos de interação. Apresentar resultados decorrentes de pesquisas que observaram o brincar com crianças em instituições médico-hospitalares. Compreender os efeitos da contação de histórias e do brincar no processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e intelectual da criança.

7º Módulo
Desenvolvimento médico para as mães e inclusão no desenvolvimento da saúde e educação de bebê com deficiência
Tal qual a importância da leitura e do brincar para as crianças se mostra fundamental no desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional, igualmente os estímulos a serem direcionados aos bebês e às crianças com deficiência. Atitudes que não só trazem enormes benefícios à criança, como quebra paradigmas e garante o mesmo direito de estímulo das crianças saudáveis, influenciando positivamente seus hábitos e atitudes. Conscientização e formação de pais leitores, estudantes, profissionais da saúde e cuidadores.

8º Módulo
Desejos em cena da delicada situação da família por afeto
Importância da educação de uma criança no seio de uma família conforme os antigos moldes legislativos, a mesma significação em face da nova visão de família. A apresentação do afeto como mola-mestra na condução do processo de desenvolvimento infantil. A quebra de paradigmas e a compreensão efetiva do conceito de dignidade humana. Ato contínuo a conscientização e formação de pais leitores, estudantes, profissionais da saúde e cuidadores quanto ao tema.

9º Módulo
A morte dos bebês e crianças – cuidados paliativos
Importância da integração dos pais e cuidadores para com a criança com deficiência debatido em módulo anterior, a aplicação dos estímulos às crianças que sejam portadoras de doenças graves e tenham pouco tempo de vida. Seu bem-estar é fundamental nesse período. A conscientização da morte, idem. E a postura positiva, igualmente. A busca nas tramas da espiritualidade contribui para esse aspecto. Atitudes que trarão benefícios à criança, como aos seus responsáveis, permitindo um legado de comportamento às gerações seguintes. Conscientização e formação de pais leitores, estudantes, profissionais da saúde e cuidadores.

10º Módulo
Sarau literário
O “Sarau” é uma antiga tradição que integra grupos e estimula a criatividade e a troca de saberes através de manifestações culturais. Esta será uma grande oportunidade para vivenciar a arte de contar histórias.

Realização:
Presencial:este ano o curso aconteceu em maio de 2019
EAD (Ensino à Distância):em breve mais informações