XI Workshop - A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental

Programação

Dia 25 de Maio – Sexta-feira

8h30 –Abertura com Dra Marisol Montero Sendin

9h –Interação Homem-Cão-Criança: o brincar naturalmente terapêutico Dra Marisol Montero Sedin e Vinicius Ribeiro (TAC).

11h -Mediação de Leitura e Criação de histórias com os cães - Dra Marisol Montero Sendin e Andrea Petenucci.

13h –Experiência Hospital Dia/Oficina: A literatura e o Conto; do medo, do bullying da Raiva e o uso do quabra cabeças para acalmar. Ação Prática: Colando Histórias - Contadores de Histórias: Heloisa Strazzer Vilas Boas, Marco Antonio Vilas Boas, Daniel dos Santos Gonzaga e Sonia Pineda Vicente.

15h -Experiência Ambulatório/Oficina: Brincando com a Tecnologia, apresentação do portal BISBILHOTECAVIVA.ORG BR e Uso do Jogo Eu Conto! Ação Prática:Concurso de doação de Histórias – Prof. Valdir Cimino.

17h -Experiência Unidade de Internação (Enfermaria)/Oficina : Acolhendo a necessidade do paciente, suas familias e os profissionais da saúde. Literatura que alimenta os sonhos, Um mapa mundi de histórias, a comunicação que não precisa ser falada e a Ação Prática:capsula do tempo (Caixa dos objetos mágicos) – Contadores de Histórias: Marcia Amino, Ruthe Ventura e Elaine Mastria.


Dia 26 de Maio – Sábado

8h30 –Credenciamento e Café.

9h –Abertura com Prof. Dr. Enio Andrade, Prof. Valdir Cimino, Desembargador Antonio Carlos Malheiros e Octávio Florisbal.

10h –O Brincar e a contação de histórias no desenvolvimento infantil - Manual de Atividades Lúdicas (O brincar a contação de histórias e a importancia da observação ) com a Dra. Marisol Montero Sendin.

11h15 –Toda criança em tratamento tem direito à educação - Angelita Moraes.

12h30/13h30 –Almoço livre

13h45 –O brincar como instrumento no desenvolvimento infantil - Juliana Rhein – Terapia Ocupacional.

15h –Coffee Break.

15h30 –Roda Conversa: Poster 2017 – Indicadores da Viva e Deixe Viver no complexo Hospital das Clinicas. O que muda na vida de quem cuida e que é cuidado pelos contadores de Histórias da Viva e Deixe Viver.

17h30/18h –Encerramento : Rito de Passagem – Dança Circular


Local:Instituto de Psiquiatria
Hospital das Clínicas – Sala HDI e Brinquedoteca - Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - São Paulo/SP

Inscrições encerradas