A Arte de Contar Histórias e do Brincar em Qualquer Âmbito
Por que contar Histórias?
Contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação, possibilita debater importantes aspectos do dia-a-dia e também é uma forma de discutir temas éticos e cidadania além de estimular o interesse pela leitura.
Em 2021 um estudo com participação do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver, evidenciou, pela primeira vez, que o ato de contar histórias é capaz de trazer benefícios fisiológicos e emocionais para crianças que se encontram em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A descoberta foi publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences, periódico científico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, e foi liderada pelos pesquisadores Dr. Guilherme Brockington, da UFABC, e Dr. Jorge Moll Neto, do IDOR.
“A pesquisa apontou que durante a contação de histórias acontece algo que chamamos de ‘transporte da Narrativa’, ou seja, a criança, por meio da fantasia, pode experimentar sensações e pensamentos que a transportam, momentaneamente, para outro mundo, outro lugar, diferente do quarto do hospital e, portanto, longe das condições aversivas de uma internação“
Dr. Guilherme Brockington, coordenador da pesquisa.
Benefícios de Contar Histórias
Estreita os laços de afeto com seus familiares e educadores.
Amplia seu vocabulário e repertório visual.
Gera memória afetiva.
Estimula a criatividade e a imaginação.
Desenvolvimento cognitivo e emocional.
Produz conhecimento.
Desperta o hábito da leitura.
Momentos de lazer e diversão.
Ouvir e contar histórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos. É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros.
Existem alguns elementos e técnicas que contribuem para que uma história fique cada vez mais interessante. Nesse curso você aprenderá como usá-los nas atividades lúdicas que for realizar.
Primeiro tema: “Princípios e Diretrizes da Viva”
Segundo tema: “Fundamentos Filosóficos para quem cuida com afeto no mundo Contemporâneo”
Apresentação da Associação Viva e Deixe Viver e do processo de treinamento. Educar para a solidariedade pressupõe recuperar conceitos que não se reduzem a sentimentalismos ou a uma vaga ideia de assistencialismo. Solidariedade tem a ver com a solidez de uma vida em sociedade, a qual se apoia na vida da família e na de outras comunidades. Os princípios que norteiam a Associação Viva e Deixe Viver são: leitura, brincadeira, criatividade. Através de atividades culturais o lúdico estimula o desenvolvimento de aptidões das crianças hospitalizadas ou não, contribuindo para a humanização dos serviços a elas destinados.
Tema: “Planejamento pessoal e administração do Tempo no mundo lúdico”
Compreender a importância do gerenciamento no tempo, propondo uma reflexão sobre a inserção da ação voluntária na magia do “Era uma vez”, do lúdico criativo transformando o prazer da leitura pelo brincar e como ações desta natureza transformam a comunicação em bem-estar para as nossas vidas.
Primeiro Tema: ”Formação de leitores”;
Segundo Tema: “O valor do registro no diário de bordo do contador de histórias”;
Apresentar as principais técnicas de Contação de Histórias, com o lúdico e os benefícios da leitura, baseados no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade interpretação.
Primeiro tema: “A etiqueta do contador de histórias e as condutas de relacionamento”
Segundo tema: “Ambientação Hospitalar e o mundo da saúde”
A arte de contar histórias motivando vidas no acolhimento, a Empatia no Acolhimento, Educação.
Abordar a realidade hospitalar, os cuidados necessários com a higiene, como a lavagem das mãos, alimentação, aparência, o respeito pela equipe multidisciplinar, acompanhantes e pelas normas do hospital, através de literatura apropriada visando a cultura e educação. Conhecer práticas e valores da Associação.
Tema: “Como encarar a perda”
A consciência da transitoriedade da vida
Processos de apego e desapego e a importância disso para o amadurecimento psíquico.
Aula participativa e avaliativa
Oportunidade de vivenciar uma situação de Contação de histórias e orientação para desenvolver esta técnica.
O Curso A Arte de Contar Histórias e do Brincar em qualquer Âmbito tem
carga horária de 18 horas.
O curso oferece certificado
Investimento e formas de pagamento
R$ 150,00*
O pagamento pode ser feito por boleto, PIX ou em até 12x no cartão de crédito
SEJA UM CONTADOR DE HISTÓRIAS!
*A taxa de inscrição deste curso é equivalente a um valor menor que 10% do seu custo total e, será integralmente revertida para a Associação Viva e Deixe Viver para manutenção dos custos operacionais e administrativos da Instituição. Caso houver desistência após pagamento, o valor não será reembolsado.