A Arte de Contar Histórias e o Lúdico no Âmbito da Saúde e Educação – UNICAMP
Apresentar as narrativas ficcionais como meio privilegiado de comunicação, agente facilitador de relações de afetividade e confiança; Ensinar técnicas de contação de histórias: escolha das narrativas, uso da linguagem e da voz, expressão facial e corporal, uso de recursos auxiliares; Apresentar a contação como metodologia educacional nos diversos níveis de formação (da educação infantil ao nível superior); Discorrer sobre as diversas formas do lúdico como provocador de reflexão, construtor de experiências e facilitador da aquisição de conteúdos, habilidades e atitudes; Discutir as especificidades da contação de histórias em ambientes hospitalares (regras institucionais, higiene, relacionamento com equipe médica, pacientes e familiares, equilíbrio emocional requerido para interação com pacientes fragilizados); Conceituar a filantropia, solidariedade e voluntariado como uma forma de participação ativa na sociedade; Provocar a experimentação da prática da contação de histórias e do lúdico.
Ementa: Caracterizar a solidariedade e o voluntariado eficiente e comprometido; Conceituar o lúdico, em suas diversas formas, como instrumento de socialização, desenvolvimento afetivo e emocional, melhoria das comunicações relacionais e formação de ambientes mais humanos e saudáveis; Apresentar as histórias como meio de comunicação que se utiliza de situações imaginárias para discutir assuntos de difícil compreensão por crianças; Evidenciar a importância do repertório de leitura, dar subsídios para conhecer e reconhecer a literatura infantil de qualidade; Apresentar formas de análise crítica das histórias; Discutir modos de escolha das narrativas e formas adequadas para a sua exposição; Exemplificar as diversas formas de narrativa, distinguindo a leitura da narração; Fundamentar o uso do lúdico como ferramenta educativa e terapêutica; Discorrer sobre a ética do contador de história, condutas de relacionamento (em especial no ambiente hospitalar) e provocar a reflexão sobre o equilíbrio emocional requerido do contador (especialmente junto a crianças em situação de dor e fragilidade)..
Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
Certificação: Certificado.
Público-alvo: Amantes da literatura, da contação de história e de práticas lúdicas, de qualquer área de atuação, que estejam interessados em aprender, ou aperfeiçoar, técnicas para o uso de narrativas como meio de interação e comunicação. Pessoas interessadas em atuar como voluntárias nas áreas da saúde e educação, visando fomentar a arte de contar histórias, a literatura, o prazer pela leitura, na prática educacional e terapêutica. Ao concluir este curso, o aluno estará apto para ser contador de histórias em espaços como creche, escola, asilo, presídio, hospital, família.
Professor(a) responsável: MARCIA AZEVEDO DE ABREU
Professor(es) do curso: MARCIA AZEVEDO DE ABREU , VALDIR CIMINO , VANIA DANGELO DOHME.