Circuito Viva

O Circuito Viva amplia a capacitação, o repertório e as atividades de agentes culturais mediadores de leitura, aprendizagem e cidadania no Estado de São Paulo, trazendo para todos, oficineiros e público, possibilidades Lúdico-educativas que auxiliam o desenvolvimento pedagógico e cognitivo em diversas faixas etárias.

Atento a sua responsabilidade social em torno do compromisso de garantir as medidas de prevenção para o controle da pandemia de Covid-19, o Circuito Viva será realizado no formato EaD (Ensino à Distância), com participação digital, facilitando e garantindo que o seu rico conteúdo possa chegar e atender ao maior número de pessoas interessadas.

Objetivo

Qualificar e disseminar o uso da arte de contar histórias como linguagem no campo das artes, tornando-a acessível a diferentes agentes que poderão utilizá-la em diferentes espaços e contextos, como salas de aulas, centros culturais, bibliotecas, etc, ajudando a reinventar o ambiente, tornando-o mais divertido e atrativo aos sentidos, sem perder o foco no desenvolvimento humano, cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes.

Metodologia

O circuito será realizado 2 vez por mês até maio de 2022, sempre no Segundo e quarto sábados de cada mês. Será realizado em dois turnos: manhã das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, com uma hora para almoço e intervalos entre as oficinas de 10 minutos.

As Oficinas do Circuito Viva

O Tempo e o Direito de Brincar – Fabio Lisboa – (biografia)
Ementa

Como usar a ludicidade, a expressão corporal e a interatividade para fazer da hora da história uma divertida brincadeira. Se as crianças podem e devem exercer o tempo e direito de Brincar, ao adulto cabe propiciar isso de forma leve e memorável, em uma palavra: brincando.

Brinquedobrando – Contando Histórias com Dobraduras – Marília Tresca – (biografia)
Ementa

Vamos viajar pelo mundo do faz de conta, onde tudo é possível. Com apenas uma folha de papel podemos criar um brinquedo ao mesmo tempo em que se constrói uma história no passo-a-passo de cada dobra.

Pororoca de Histórias – Memórias, Relatos e Invenções – Fabiana Prando – (biografia)
Ementa

Traga sua história para pororocar com a gente!

Na POROROCA DE HISTÓRIAS você vai retomar um episódio da sua vida dando a ele a forma de uma narrativa ficcional e vai se surpreender com a força e a beleza das histórias de vida.

Participe desta experiência e descubra que a menor distância entre duas pessoas é uma história!

Oficina de Escrever Histórias – Luiz e Maira – (biografias)
Ementa

Tudo será uma grande brincadeira, fechem os olhos e acessem a IMAGINAÇÃO, uma possibilidade que só nós seres humanos temos, a ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E DO BRINCAR, está em nós!

Vamos juntos explorar técnicas, recursos e acessibilidade para a contação de histórias e é claro que se divertir muito com o JOGO EU CONTO!

O que a gente faz, conta!

Venha explorar sua criatividade!

Conheça a Viva e Deixe Viver

Com 24 anos de atuação, a Viva promove a leitura por meio de atividades que fortaleçam os eixos da cultura, Saúde e Educação através da contação de histórias.

O CONDECA

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA-SP) foi criado a partir da Lei Estadual nº 8074, de 1992. Sua regulamentação deu-se pelos Decretos Estaduais nº 39059/1994 e 39104/1994.

Linhas de atuação do Condeca:
– Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes;
– Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;
– Cooperar com os municípios no atendimento da criança e do adolescente e apoiar iniciativas intermunicipais e regionais nesse sentido;
– Avaliação e acompanhamento do Atendimento Socioeducativo do adolescente em conflito com a lei.

Apoio

O CONDECA promove anualmente por meio de edital público a seleção de projetos que visem atingir os objetivos propostos por este Conselho.
Os projetos aprovados ganham o direito de captar recursos por via de lei de incentivo fiscal estadual com empresas privadas, e assim, poderão executar sua proposta.

en_USEnglish