
O contar histórias como uma atividade terapêutica

O Workshop A Descoberta Do Brincar E Contar Histórias Terapêuticas, surgiu em 2007 a partir da pesquisa “O Brincar como Atividade Terapêutica nos Tratamentos Psiquiátricos de Crianças e Adolescentes”, feita com familiares e pacientes do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq), e demonstrou resultados favoráveis a partir da percepção dos pais com relação a coordenação motora, intelectual e afetiva dos pacientes, e a importância da necessidade de preparar os profissionais da saúde e educação que muitas vezes não têm habilidade ou métodos para interagir de forma efetiva com estas crianças e adolescentes.

“O Brincar como Atividade Terapêutica nos Tratamentos Psiquiátricos de Crianças e Adolescentes
O Workshop tem o intuito de reforçar a importância do brincar e da contação de histórias como atividade terapêutica, incentivar a prática de atividades lúdicas no tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais, além de aproximar a sociedade civil dos profissionais de instituições de referência.
“O ato de brincar com pacientes que sofrem de patologias mentais traz benefícios além da distração. Pelo relato dos cuidadores, foram observadas melhorias de ordem motora, intelectual e afetiva. Esse resultado nos motiva a persistir e fortalecer cada vez nossos esforços em levar o nosso trabalho para a psiquiatria”
Valdir Cimino, Fundador da Viva e Deixe Viver.

Esse evento é destinado para:

Contadores de histórias

Profissionais e estudantes da saúde e educação

Todos que tiverem interesse no tema
Estrutura
O Workshop é composto por um evento e programas mensais que discutem temas relacionados a saúde mental.
Evento
Dois dias no mês de outubro que oferece uma palestra e uma roda de conversa com temas relacionados a saúde mental e 4 oficinas práticas.
Lives
As lives mensais trazem ao debate um tema importante sobre a saúde mental. Cada mês um representante da Viva no Brasil traz um convidado para discussão da temática escolhida o que faz o público refletir sobre ações atuais e se aproximar de nomes importantes da saúde.
As lives são transmitidas em nosso canal do youtube e no canal Viva e Eduque da Soul TV.
O Workshop a Descoberta do Brincar conta com o apoio do Instituto Helena Florisbal, Instituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas, Escola de Enfermagem da USP, Associação Paulista de Medicina e a Associação Brasileira de Psquiatria.
O projeto conta com um Comitê Científico que discute os resultados obtidos no evento para aperfeiçoamento e melhorias nos próximos a serem promovidos visando sempre trazer ao público, temas relevantes e atuais, e convidados especializados.
COMITÊ CIENTÍFICO

Valdir Cimino
Fundador da Viva e Deixe Viver, Empreendedor Social e Professor.

Dr. Jamal Suleiman
Médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Dr. Antônio Geraldo da Silva
Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria

Dr. Jorge Carlos Machado Curi
Diretor de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Medicina (APM)

Dra. Regina Szylit
Diretora da Escola de Enfermagem da USP

Dra. Marisol Sendim
Médica Pediatra, Hebiatra, Psicanalista e Coordenadora da Brinquedoteca Terapêutica do Instituto de Psquiatria da USP (IPQ)

Vania Dohme
Mestre em Educação, arte e história da cultura, doutora em comunicação e semíótica, autora dos livros Técnicas de Contar Histórias I e II.

Rosângela Filipini
Membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Coren-SP.

