Litoral Norte – SP

A Associação Viva e Deixe Viver iniciou suas atividades em Ubatuba – Litoral Norte de São Paulo, em abril de 2017 com a coordenadoria da psicóloga social Violeta Dib Cimino, tendo a formação de voluntários para atuação no mesmo ano e o Fórum de Humanização, que já está na terceira edição. Nossa ferramenta principal é o Livro, e o incentivo à Leitura como condutor das ações no único hospital da cidade – Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba. As domingueiras de histórias chegaram em julho de 2019.

Em 2019 o curso foi gerado apenas para os colaboradores do hospital. Outras atividades ganharam novo foco e a partir da parceria com a gestão da Santa Casa de Ubatuba, conseguimos ampliar as atuações na área da saúde.

Levamos para os profissionais da saúde a importância do voluntário contemporâneo e da comunicação entre os usuários, trabalhadores e gestores da saúde, bem como a contação de histórias e o brincar, com o objetivo principal de promover a humanização da saúde. Tivemos a presença de muitos colaboradores das diversas áreas da Santa Casa, além de representantes das UBSs da cidade, da UNIR e voluntários em busca de mais conhecimento. Falamos sobre os princípios e as diretrizes do mundo da humanização em saúde e educação, clarificamos a síntese da Associação Viva e Deixe Viver, brincamos com o Jogo Eu Conto, meditamos e respiramos com consciência.

De coração para corações, todos envolvidos e juntos na busca de relações com mais afeto e consciência, comprometimento e constância no universo da Humanização.

Hospitais de Ubatuba:
– Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba

Parceiros:
Secretaria de Saúde de Ubatuba

Rádio Beira Mar