Curso A Arte de Contar Histórias e do Brincar em Qualquer Âmbito

(Formação de Contadores de Histórias)

Primeiro tema: “Princípios e Diretrizes da Viva”

Segundo tema: “Fundamentos Filosóficos para quem cuida com afeto no mundo Contemporâneo”

Apresentação da Associação Viva e Deixe Viver e do processo de treinamento. Educar para a solidariedade pressupõe recuperar conceitos que não se reduzem a sentimentalismos ou a uma vaga ideia de assistencialismo. Solidariedade tem a ver com a solidez de uma vida em sociedade, a qual se apoia na vida da família e na de outras comunidades. Os princípios que norteiam a Associação Viva e Deixe Viver são: leitura, brincadeira, criatividade. Através de atividades culturais o lúdico estimula o desenvolvimento de aptidões das crianças hospitalizadas ou não, contribuindo para a humanização dos serviços a elas destinados.

a) Apresentação da Viva e Eduque e as Diretrizes da Associação Viva e Deixe Viver;
b) Dados sobre o voluntariado no Brasil e Humanização na Saúde;
c) A importância da leitura e do brincar para crianças e adolescentes;
d) A linguagem da solidariedade; a educação da vontade.
e) Razões do Coração – Fundamentos Filosóficos para quem cuida com afeto no mundo Contemporâneo
f) Transmissão de valores através das histórias

Tema: “Planejamento pessoal e administração do Tempo no mundo lúdico”

Compreender a importância do gerenciamento no tempo, propondo uma reflexão sobre a inserção da ação voluntária na magia do “Era uma vez”, do lúdico criativo transformando o prazer da leitura pelo brincar e como ações desta natureza transformam a comunicação em bem-estar para as nossas vidas.

a) Técnica de como administrar o tempo com a ação lúdica e voluntária;
b) As técnicas do brincar na magia do Era uma vez;
c) Senso de meta.

Primeiro Tema:” Formação de leitores”;

Segundo Tema: “O valor do registro no diário de bordo do contador de histórias”;

Apresentar as principais técnicas de Contação de Histórias, com o lúdico e os benefícios da leitura, baseados no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade interpretação.

a) Escolha do repertório, recursos e estilos.
b) Técnicas Narrativas.
c) Como usar a Imaginação e o Brincar com a História.
d) A Arte de Contar Histórias Virtuais
e) Técnicas de Improviso
f) Detalhar a importância do registro das ações realizadas como contador de histórias em qualquer âmbito de atuação

Tema: “A descoberta do brincar e contar histórias terapêuticas”

Utilizar o brincar educativo como uma ferramenta terapêutica, favorecendo a continuidade do desenvolvimento integral da criança.

a) A descoberta da força das palavras que cuidam.
b) O Brincar com a narração de histórias e o desenvolvimento do ser humano. O lúdico criativo apoiando a leitura.
c) A Arte de Contar Histórias Virtuais – Era digital
d) Técnicas de Improviso
e) Jogos
f) Destravando a criança interior (Extra – Ganha Grátis ou paga simbolicamente outubro)

Tema: “Como encarar a perda”

A consciência da transitoriedade da vida

Processos de apego e desapego e a importância disso para o amadurecimento psíquico.

Aula participativa e avaliativa

Oportunidade de vivenciar uma situação de contação de histórias e orientação para desenvolver esta técnica.

a) Orientação de temas e públicos.
b) Como organizar as histórias que serão contadas.

Formato: EAD (ensino à distância)
Carga horária: 18 horas

Curso A Arte de Contar Histórias e do Brincar no Âmbito da Saúde

(Formação Contador de Histórias com especialização para atuar como voluntário em Hospitais da Rede Viva)

Primeiro tema: “Princípios e Diretrizes da Viva”

Segundo tema: “Fundamentos Filosóficos para quem cuida com afeto no mundo Contemporâneo”

Apresentação da Associação Viva e Deixe Viver e do processo de treinamento. Educar para a solidariedade pressupõe recuperar conceitos que não se reduzem a sentimentalismos ou a uma vaga ideia de assistencialismo. Solidariedade tem a ver com a solidez de uma vida em sociedade, a qual se apoia na vida da família e na de outras comunidades. Os princípios que norteiam a Associação Viva e Deixe Viver são: leitura, brincadeira, criatividade. Através de atividades culturais o lúdico estimula o desenvolvimento de aptidões das crianças hospitalizadas ou não, contribuindo para a humanização dos serviços a elas destinados.

a) Apresentação da Viva e Eduque e as Diretrizes da Associação Viva e Deixe Viver;
b) Dados sobre o voluntariado no Brasil e Humanização na Saúde;
c) A importância da leitura e do brincar para crianças e adolescentes;
d) A linguagem da solidariedade; a educação da vontade.
e) Razões do Coração – Fundamentos Filosóficos para quem cuida com afeto no mundo Contemporâneo
f) Transmissão de valores através das histórias

Tema: “Planejamento pessoal e administração do Tempo no mundo lúdico”

Compreender a importância do gerenciamento no tempo, propondo uma reflexão sobre a inserção da ação voluntária na magia do “Era uma vez”, do lúdico criativo transformando o prazer da leitura pelo brincar e como ações desta natureza transformam a comunicação em bem-estar para as nossas vidas.

a) Técnica de como administrar o tempo com a ação lúdica e voluntária;
b) As técnicas do brincar na magia do Era uma vez;
c) Senso de meta.

Primeiro Tema:” Formação de leitores”;

Segundo Tema: “O valor do registro no diário de bordo do contador de histórias”;

Apresentar as principais técnicas de Contação de Histórias, com o lúdico e os benefícios da leitura, baseados no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade interpretação.

a) Escolha do repertório, recursos e estilos.
b) Técnicas Narrativas.
c) Como usar a Imaginação e o Brincar com a História.
d) A Arte de Contar Histórias Virtuais
e) Técnicas de Improviso
f) Detalhar a importância do registro das ações realizadas como contador de histórias em qualquer âmbito de atuação

Tema: “A descoberta do brincar e contar histórias terapêuticas”

Utilizar o brincar educativo como uma ferramenta terapêutica, favorecendo a continuidade do desenvolvimento integral da criança.

a) A descoberta da força das palavras que cuidam.
b) O Brincar com a narração de histórias e o desenvolvimento do ser humano. O lúdico criativo apoiando a leitura.
c) A Arte de Contar Histórias Virtuais – Era digital
d) Técnicas de Improviso
e) Jogos
f) Destravando a criança interior (Extra – Ganha Grátis ou paga simbolicamente outubro)

Tema: “Como encarar a perda”

A consciência da transitoriedade da vida

Processos de apego e desapego e a importância disso para o amadurecimento psíquico.

Aula participativa e avaliativa

Oportunidade de vivenciar uma situação de contação de histórias e orientação para desenvolver esta técnica.

a) Orientação de temas e públicos.
b) Como organizar as histórias que serão contadas.

Primeiro Tema: ”A etiqueta do contador de histórias e as condutas de relacionamento”

Segundo Tema: “Ambientação Hospitalar e o mundo da saúde”

A arte de Contar histórias motivando vidas no acolhimento, a Empatia no Acolhimento, Educação.
Abordar a realidade hospitalar, os cuidados necessários com a higiene, como a lavagem das mãos, alimentação, aparência, o respeito pela equipe multidisciplinar, acompanhantes e pelas normas do hospital, através de literatura apropriada visando a cultura e educação. Conhecer práticas e valores da Associação.
a) A importância da Capacitação Constante através da ludicidade.

b) Ética e o Papel do Contador.
c) Realidade hospitalar e higiene pessoal
d) NR32

Tema: “Vivência terapêutica – como atuar no ambiente hospitalar e reflexão sobre o equilíbrio emocional junto aos pacientes”

Sistema de avaliação do voluntário para atuar na ambiência hospitalar através da dinâmica que propõe a reflexão sobre questões emocionais que surgem durante a atuação junto às crianças e aos adolescentes nos hospitais.

a) Integração do grupo.
b) Dinâmicas de apresentação, das perdas e fotos.
c) Simulação de como se comportar ao contar histórias dentro do hospital.

Segundo Tema: “Cuidados paliativos com o processo de morrer “

Abordar o paciente de cuidado paliativo e seu acompanhante, respeitar a faixa etária da criança, o conforto físico, social e espiritual, além do luto. Com a literatura apropriada é apresentado o tema de forma lúdica focando o respeito na faixa etária.

a) cuidados paliativos – paciente/família.
b) Conforto físico, psíquico, social e espiritual.
c) Aceitação da Morte.
d) Morte e o Processo de luto.

Tema: “Ambientação hospitalar e suas normas técnicas que o voluntário deve seguir”

Conhecer o ambiente hospitalar, as regras do hospital e iniciar a Contação de histórias para as crianças e adolescentes a partir do monitoramento de um voluntário mais experiente.

a) Apresentação do hospital e do grupo de voluntários.
b) Apresentação das regras do hospital.
c) Dicas para contar histórias e formas de abordar o ouvinte.

Tema: “Como assumir a missão de contar histórias nos hospitais – através de experiências vividas no ambiente hospitalar e o que elas podem nos ensinar”.

Discutir o ambiente hospitalar, as regras do hospital e expor o impacto da primeira experiência sobre a Contação de histórias para as crianças e adolescentes durante o período de treinamento a partir do monitoramento do Cabeça de Chave/Líder da Viva no hospital.

a) Discussão sobre o ambiente hospitalar.
b) Expor o impacto da primeira experiência sobre a Contação de Histórias no hospital.
c) Dúvidas sobre as regras do hospital.
d) Presencial e Viva ON (Mistura + Diversidade)

Formato: EAD (ensino à distância) do 1º ao 7º módulo e Presencial do 8º ao 10º Módulo
Carga horária: 38 horas

pt_BRPortuguese