Coleção

O Mundo de Angela

O projeto ‘O Mundo de Angela’ do Viva e Eduque foi uma parceria da Viva e Deixe Viver com a Atados, organização que tem o objetivo de mobilizar pessoas e gerar transformações positivas na sociedade, através do voluntariado, que proporcionou a voluntários a experiência de participarem da construção de quatro livros.

Augusto Lima Conte – ATADOS

André Luis Ferreira Moniz – Voluntário ilustrador

O objetivo de mobilizar pessoas gerando transformações positivas na sociedade foi o elo que levou a Viva a contatar a Atados, para a realização de uma parceria para esse projeto, convidando pessoas à oportunidade de um trabalho voluntário para a execução das ilustrações e diagramação dos livros deixados por uma voluntária da Viva que faleceu em 2011 chamada Angela Maria Bringheti com a tutoria do ilustrador Paulo Zilberman.
Ilu_10

O projeto contou com 30 voluntários, ilustradores e designers, selecionados pela Atados

Alessandra Thereza
Alicia Tunda Soares
Aline Neves Boechat
Ananda Laura Teixeira da Silva
André Luís Ferreira Moniz
Bianca Prado
Deborah Nogueira de Oliveira
Flora Brina Beato
Gabriela Tiburcio Guimarães
Gabriely de Campos Silva
Gustavo Souto Monteiro
Johana Abreu
Leticia Santana
Luan Pessoa
Luciana Souza
Manuela Maria da Silva Tavares Souza

Mariana Pravadelli Salmazo
Márjara Martins da Silva
Milena Nogueira Dias
Nathalia Knopp
Nicolie Costa Santana
Olivia Ferrari Firmino
Rayssa Gabriela Machado da Silva
Sabrina Zerlini de Sá
Seyedeh Zahra Mousav
Sofia Buranello da Silva
Talysson Lima
Thainá Feitosa Monteiro da Silva
Vanessa Lopes
Victor Luiz Magalhães

Foram produzidas 166 ilustrações sob a curadoria do ilustrador Paulo Zilberman

O Mundo de Angela é composto por 4 livros:

Canções para o século XXI

Pressa, vontade, consciência, encantamento e divertimento: esses são os ingredientes das palavras curtas, certeiras e muito ativas de Angélica Tulhol em prol de crianças e outras gerações que precisam e clamam por um mundo melhor.
A mudança se faz com ação e persistência, e a diferença também. A autora faz a diferença através das palavras, conduzindo as consciências para estarem a serviço do bem.
Essa coletânea, para muito além de um livro, é uma ferramenta para nos ensinar a ser parte do todo e não prejudicar nenhuma parte.

Clique na imagem para acessar o livro

Clique na imagem para acessar o livro

Contos de Angélica

Perigos, aventuras, memórias de infância e uma linda fazenda repleta de árvores frutíferas e muita beleza: nesses Contos de Angélica, a passagem do tempo dança e convida o leitor a flutuar entre memórias e desejos como se cada decisão e cada espanto também os pertencesse.
Mas que ninguém se engane pensando que essas histórias são meros contos de distrair: é preciso estar atento (a) e perceber que se em algum momento os sonhos se contrapõem à realidade, em outros eles vivem tão juntos que acabam por construir a realidade dos sonhos. Angélica percebeu isso e, em cada sonho real feito de letras, deu belos incentivos para despertarmos para a vida.

Coleções

Esperança é uma borboleta verde na janela e uma postura que não se deixa esmorecer, mas faz acontecer. Quem se preocupa com o futuro ensina como mudar o presente, e as vezes, faz isso com a facilidade de quem canta.
Angelica Tulhol canta não só porque tem esperança, mas porque tem a certeza de que um mundo melhor é possível, e que muitos hábitos podem e devem ser reciclados, em nome de um lugar melhor para todos nós.
Com dedicação à causa e o sentimento do mundo, a autora nos ensina que a reciclagem transforma, e o amor permanece.

Clique na imagem para acessar o livro

Clique na imagem para acessar o livro

Anda Ambiente

Junto com Zuleica, a Zebra, FlaFlá, a girafa, e Brúvia, a bruxa, venha se divertir e aprender a reciclar! Reciclar é ser cuidadoso e bondoso com o planeta que é a casa da gente.
Tudo o que existe pode ficar ainda melhor quando fazemos com união e bom coração a melhor separação: vamos separar o que não serve do que se pode aproveitar? Vamos ajudar planta, bicho e gente a se reinventar?
Angélica e seus amigos estão esperando e perguntam: você já começou a coletar?
valdir
“Projetos como este, realizado de forma séria e 100% através de um trabalho voluntário especializado e com profissionalismo, visam o bem estar social e contribuem para um mundo mais justo e solidário”
Valdir Cimino – Fundador Viva e Deixe Viver

Quem foi Angela?

Natural de São Carlos, no Estado de São Paulo, de uma família descendente de italianos da região do Veneto, Angela Maria Brighenti foi a terceira dentre seis filhos. Estudou na “Escola Normal” da cidade, dos 7 aos 17 anos, e adorava línguas estrangeiras, principalmente Inglês e Alemão.
Graduou-se em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, em 1978, e seguiu carreira instigante e desafiadora até 2006. Concluiu pós-graduação lato sensu pelo MBA Internacional e Curso de Especialização em Gestão Ambiental da Proenco Brasil, tendo escrito monografia intitulada “Os plásticos e o lixo nas cidades” em 2006.
Em 2007 tornou-se contadora de histórias pela “Associação Viva e Deixe Viver” e esta foi uma experiência inesquecível, assim como, provavelmente, o gatilho do processo de escrever e compor. A partir de 2008 começou a compor textos e canções que servem à teatralização e contação de histórias no contexto da educação ambiental para o consumo consciente, lixo pós-consumo, poluição ambiental e coleta seletiva.
Infelizmente, vítima de um câncer, Angela faleceu em 2011.
Em março de 2021 a família de Angela entrou em contato com a Associação Viva e Deixe Viver para apresentar um legado de histórias, estórias e canções para divertir, ensinar e aprender.

Felipe Brighenti e Leonardo Brighenti
Filhos de Angela Maria Brighenti

logo-atados

Equipe Atados

Augusto Lima Conte
Isabela de Paula Beato
Fernanda Tiveron Dall’Antonia
Angela - Mari

A Associação Viva e Deixe Viver através do Viva e Eduque, espaço criado para difusão cultural e educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade, agradece a todos os envolvidos: parceiros, voluntários e familiares da autora dos livros da Coleção “O Mundo de Angela”, nossa querida voluntária contadora de histórias Angela Maria Bringheti (in memoriam).

pt_BRPortuguese