VIDA – Valorização Integral da Adolescência

O que é?

Em 2007 a Viva e Deixe Viver passou a conviver com pacientes infantis que ganharam a adolescência, entre uma história e outra, demonstraram coragem, persistência e muita inteligência para reivindicar que a ambiência da saúde pudesse também ser um espaço de cultura, informação, arte e lazer. Por isso, com o apoio da Ideafix Estudos Institucionais e parceria com Santa Casa de Misericórdia de SP e Instituto de Infectologia Emilio Ribas, realizaram neste mesmo ano a pesquisa com profissionais de saúde e pacientes adolescentes portadores de doenças crônicas, com o objetivo de identificar as lacunas que existem na humanização do tratamento destes pacientes e as principais demandas dos adolescentes. Para conferir o resultado da pesquisa, clique aqui

Objetivo:

Promover a medicina da adolescência integrando os sujeitos que produzem saúde. Reflexão sobre a própria saúde por parte dos jovens e a valorização da vida e da liberdade.

Público-alvo: Estudantes e profissionais da saúde, educação e voluntariado, jovens pacientes, seus acompanhantes e famílias.

Cronograma de aulas:

1º Módulo
Adesão e aderência ao tratamento
Apresentação dos conceitos de adesão e aderência para ao tratamento envolvendo a família como fator de motivação na melhoraria de bem estar na vida do adolescente

2º Módulo
Descoberta, informação e convivência com a doença
O aumento de doenças crônicas entre crianças e adolescentes, requer conhecimentos que integrem atenção à saúde e a ambiência social.

3º Módulo
Interdependência: famílias, amigos e profissionais da saúde
Um dos maiores desafios na contemporaneidade tem sido a aprendizagem do trabalho em equipe. A interdependência entre os sujeitos que produzem saúde unidas pelo afeto, colabora com conscientização e promoção para uma cultura humanizada para a sociedade

4º Módulo
A Estética do preconceito
Saber enfrentar o preconceito de maneira sábia e inteligente, sem perder a razão faz parte da maturidade do ser humano. A diversidade globalizada nos permite explorar as potencialidades do desenvolvimento da humanidade: habilidades e competências para uma postura ética e estética.

5º Módulo
Sexualidade: descoberta e prevenção
A Educação planejada em parceria com a Saúde exercerá um importante papel na sexualidade da criança, orientando-a no dia-a-dia, onde o educador e o cuidador podem ensinar e orientar de forma segura e ir além dos tabus. A participação da família ou responsáveis é de suma importância para o fortalecimento do conceito “aprender aprender”.

6º Módulo
Relações Humanas: Valorização pessoal e autoestima
Aprimorar nas relações humanas, a melhoria na qualidade de vida pessoal e no trabalho, valorizando a auto-estima e a saúde física e mental entre os sujeitos que produzem saúde.

7º Módulo Política Pública e Humanização da Saúde
Como política pública, o conceito de HUMANIZAÇÃO une a sociedade civil organizada, o governo e as organizações privadas a refletir e agir através das diretrizes e dispositivos que venha garantir o acolhimento integral, a gestão participativa e a valorização do profissional da saúde.

8º Módulo
A Era da Informação: comunicação/cultura/redes sociais: sociedade globalizada
Teoria da comunicação e sua relação com os demais campos do saber e as diversas modalidades da sociedade contemporânea

9º Módulo
Direitos e deveres do paciente adolescente
O exercício da cidadania é perceber a relação direta entre os Direitos e os Deveres. A ignorância sobre os Direitos nos exime de nossas obrigações. A responsabilidade pessoal de cada um resultará no compromisso com a família, incluindo a pôr afeto, com a educação e o trabalho.

10º Módulo
Educação: fome pelo conhecimento
Identificar e refletir sobre a relações entre educador e o aluno a fim de contribuir para que no processo ensino-aprendizagem a promoção da saúde seja desenvolvida através da transversalidade entre as disciplinas que compõem o curso.

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